quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Ramos - Lugares do bairro.

Nasci em 1978 na cidade fluminense de Duque de Caxias. Nesta cidade da baixada moravam meus avós maternos e lá passei praticamente todos os finais de semana e férias escolares de toda minha infância, mais precisamente no bairro chamado Gramacho que, até então, tinha a estação final da tração elétrica dos trens metropolitanos. Dalí para frente, somente tração a diesel. Apesar de ter nascido em Duque de Caxias e ter passado parte da minha infância lá, morei minhas três primeiras décadas de vida na capital do Estado do Rio de Janeiro, no nº 477 da Rua Cardoso de Morais em Ramos. Ramos que já foi, em tempos passados, um dos bairros mais importantes da capital e que hoje está degradado devido à violência que impera, não só ali, mas em todo o Rio de Janeiro e região metropolitana. Moro no Sul de Minas Gerais desde 2011 e antes da minha mudança resolvi fotografar os locais do bairro que fizeram parte da minha infância e adolescência. Lugares que me fazem lembrar de momentos e pessoas importantes.
Rotary - Rua Uranos - Perto dos Viadutos Cosme e Damião.
Rua Uranos - Perto do Mercado Mundial.
Colégio Cardeal Leme - Onde estudei todo o ensino fundamental.
Igreja N. S. das Mercês. Não sou religioso, porém essa igreja está presente em minhas memórias pois estava no meu percurso entre a escola e meu lar.
No nº 477 da Rua Cardoso de Morais onde eu morava havia uma locadora de vídeo. Essa locadora onde eu alugava filmes VHS e jogos para o meu Phantom System teve vários nomes, o último foi "Sétima Arte".
Quadra da Imperatriz Leopoldinense.
Estação ferroviária.
Cine Rosário - Inaugurado em 1938. O prédio foi construído no estilo arte decô. Lembro de ter assistido ali alguns filmes dos trapalhões, das tartarugas ninja e muitos outros. Hoje está caindo aos pedaços.

2 comentários:

  1. Agradeço pela memoria de Ramos e Bonsucesso, pois fui nascido e criado em Olaria e tudo o que vc. mostrou eu sei tudo

    ResponderExcluir
  2. Sobre o vagão que vc. fotografou na Região dos Lagos, digite no GOOGLE(ferrovia trem cabo frio) vá no 4º tópico e veja historia da Ferrovia p/ Cabo Frio. e tem muito mais inclusive fotos

    ResponderExcluir