sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Arraial do Cabo - RJ

Em meados dos anos de 1990, eu e minha família passávamos as férias de verão na região dos lagos no Rio de Janeiro, mais precisamente em Arraial do Cabo. Desde essa época eu já tinha um grande interesse por qualquer coisa relacionada à ferrovia. Nós ficávamos alojados numa casa alugada para temporada perto da Praia dos Anjos e no mesmo quarteirão desta casa havia um vagão de passageiros e uma plataforma localizados no quintal de uma casa e de frente para a rua. Na época, esse vagão ainda estava bem conservado e havia pouca vegetação em volta do mesmo. No final de 2014, estive visitando novamente as praias de Arraial e aproveitei a oportunidade e fui verificar se ainda estava lá o tal vagão e sua pequena plataforma. Para minha felicidade encontrei. Porém, o vagão que é de madeira, já está com várias madeiras podres, alguns buracos no teto e com muito mato em volta. Aparentemente ninguém vive na casa ao lado, pois também está envolvida numa vegetação. Eu realmente não sei dizer se alguma linha de Cabo Frio ia até ali e depois de desativada acabou sobrando aquele vagão ou se o vagão foi colocado ali trazido de outro local.

5 comentários:

  1. Tudo indica que o vagão pertenceu a ferrovia que ia até Cabo Frio, o histórico existe, a linha passava por Araruama, Iguaba, etc

    ResponderExcluir
  2. Tudo indica que o vagão pertenceu a antiga Estrada de Ferro Marica

    ResponderExcluir
  3. Existiu uma linha ferroviária da Cia.de Álcalis na região. Se não me engano a linha seguia até um pequeno porto existente na Praia do Forno. E também há relatos, ainda não confirmados por dados mais precisos, de que existiu uma ferrovia em Búzios. Este carro de passageiros eu realmente não saberia dizer com exatidão de qual ferrovia pertencia, tem como nos passar as coordenadas de onde ele se encontra ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Eduardo e sou presidente da Associação Ferroviária Trilhos do Rio.
    Desculpe, eu não percebi que meu nome não apareceria rsrs ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Eduardo....td bem?? Olhei o nome da rua aqui no google Maps...este vagão fica na rua Marcilio Dias em Arraial do Cabo.

      Abraço.

      Excluir