quinta-feira, 2 de junho de 2011

Colégio Cardeal Leme



Hoje posto no blog algo não relacionado a ferrovias, mas sim algo que me deixou chateado. Pois bem, depois de muitos anos, passei em frente ao colégio que eu estudei durante toda a minha infância e um bom período da minha adolescência; o Colégio Cardeal Leme (CCL), na Rua Miguel Vieira Ferreira em Ramos, zona norte do Rio (RJ). Fiquei muito desapontado em ver as condições que o antigo colégio se encontra. Conversei com um vendedor de balas e biscoitos que ainda fica em frente ao colégio e segundo ele ali no prédio do CCL funciona em um dos turnos um colégio estadual chamado Lélia Gonzáles e que se não fosse o Estado que mantém esse tal colégio o colégio que guardo em minhas lembranças não existiria mais. O muro do pátio de recreação dos estudantes desmoronou durante uma tempestade e as paredes estão pichadas e segundo o vendedor de balas, o CCL não possui mais muitos alunos como na minha época, o que faz parecer que ali ainda é uma escola é o colégio estadual. Uma pena.

10 comentários:

  1. E inacreditável como um colégio tão tradicional do nosso bairro como o Cardeal Leme esteja em pedaços. Conheço muita gente além da gente que estudou lá. Essa situação reflete bem o nível de educação do nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei imensamente chocado com essas imagens. Assim como você Luis, eu estudei muitos anos neste Colégio, e fiquei triste em ver essas imagens. Faz muito tempo em que não vou à Ramos, pois morei muitos anos fora do Brasil e na minha volta fui morar em Rio das Ostras e agora em Esp. Santo. Triste essas imagens. Um abraço, Pedro

    ResponderExcluir
  3. Também fico triste de saber que o colégio em que estudei durante a minha infância e parte da adolescencia esteja assim , atualmente moro na zona sul do Rio , mas nunca neguei minhas raízes suburbanas , só tenho ido em Ramos para visitar a minha mãe aos domingos , e não passo em frente ao colégio , é lamentável,como se jogassem a memória no lixo ,espero que se reverta isso .Paz a todos .

    ResponderExcluir
  4. Estudei neste Colégio onde concluí o ensino médio cursando tecnicas contábeis com o professor Sr. Antonio. Guardo boas lembras daquela época onde o colégio possuia em seu quadro professores muito competentes como Norma de Geografia. Tinha uma professora de Biologia muito fera, infelizmnte não lembro o nome agora. Fiquei muito triste com o estado deplorável de conservação, e mais ainda com a situação financeira de um Colégio tão tradicional. Alguém poderia me informar como consigo o meu certificado de conclusão do ensino médio à distância? Estou morando em Salvador-BA
    Muito obrigado
    Ricardo Lima

    ResponderExcluir
  5. estou muito triste ao ver estas imagens,pois tambem estudei minha
    infancia neste colégio,hoje moro no RIO GRANDE DO NORTE,isto
    mostra o descaso das autoridades deste país na educação.

    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde!!! Sou Professor atualmente do Colégio Cardeal Leme e o colégio a um projeto de recuperação, ainda funciona o turno da manhã como particular e os turnos da tarde e da noite estão alugados para o Estado. Pois o Estado vai sair este ano provavelmente, partindo ai para o projeto. Sou Professor do Sistema Elite de Ensino também e fizemos um projeto ainda melhor. Por muitos anos ficou tomado ao redor pelo tráfico, mas com as Upps agora a situação mudou e muito, então segue o projeto, quanto ao muro não adianta limpar que escrevem de novo, o muro que caiu foi depois de uma chuva e o Estado vai coloca-lo novamente e dentro da escola está em perfeita condição. abrcs

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde!!! Sou Professor atualmente do Colégio Cardeal Leme e o colégio a um projeto de recuperação, ainda funciona o turno da manhã como particular e os turnos da tarde e da noite estão alugados para o Estado. Pois o Estado vai sair este ano provavelmente, partindo ai para o projeto. Sou Professor do Sistema Elite de Ensino também e fizemos um projeto ainda melhor. Por muitos anos ficou tomado ao redor pelo tráfico, mas com as Upps agora a situação mudou e muito, então segue o projeto, quanto ao muro não adianta limpar que escrevem de novo, o muro que caiu foi depois de uma chuva e o Estado vai coloca-lo novamente e dentro da escola está em perfeita condição. abrcs

    ResponderExcluir
  8. Que bom que hoje está em condições melhores!

    ResponderExcluir
  9. Oi bom dia fui aluna do cardeal Leme, e eu tenho muitas saudades desse lugar fui muito feliz aí.
    Gostaria tanto de visitar a escola como faço?será que posso?

    ResponderExcluir