sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
Arraial do Cabo - RJ
Em meados dos anos de 1990, eu e minha família passávamos as férias de verão na região dos lagos no Rio de Janeiro, mais precisamente em Arraial do Cabo. Desde essa época eu já tinha um grande interesse por qualquer coisa relacionada à ferrovia. Nós ficávamos alojados numa casa alugada para temporada perto da Praia dos Anjos e no mesmo quarteirão desta casa havia um vagão de passageiros e uma plataforma localizados no quintal de uma casa e de frente para a rua. Na época, esse vagão ainda estava bem conservado e havia pouca vegetação em volta do mesmo.
No final de 2014, estive visitando novamente as praias de Arraial e aproveitei a oportunidade e fui verificar se ainda estava lá o tal vagão e sua pequena plataforma. Para minha felicidade encontrei. Porém, o vagão que é de madeira, já está com várias madeiras podres, alguns buracos no teto e com muito mato em volta. Aparentemente ninguém vive na casa ao lado, pois também está envolvida numa vegetação.
Eu realmente não sei dizer se alguma linha de Cabo Frio ia até ali e depois de desativada acabou sobrando aquele vagão ou se o vagão foi colocado ali trazido de outro local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tudo indica que o vagão pertenceu a ferrovia que ia até Cabo Frio, o histórico existe, a linha passava por Araruama, Iguaba, etc
ResponderExcluirTudo indica que o vagão pertenceu a antiga Estrada de Ferro Marica
ResponderExcluirExistiu uma linha ferroviária da Cia.de Álcalis na região. Se não me engano a linha seguia até um pequeno porto existente na Praia do Forno. E também há relatos, ainda não confirmados por dados mais precisos, de que existiu uma ferrovia em Búzios. Este carro de passageiros eu realmente não saberia dizer com exatidão de qual ferrovia pertencia, tem como nos passar as coordenadas de onde ele se encontra ? Obrigado.
ResponderExcluirSim,em Buzios teve ramal de estrada de ferro
ExcluirMeu nome é Eduardo e sou presidente da Associação Ferroviária Trilhos do Rio.
ResponderExcluirDesculpe, eu não percebi que meu nome não apareceria rsrs ...
Fala ae Eduardo....td bem?? Olhei o nome da rua aqui no google Maps...este vagão fica na rua Marcilio Dias em Arraial do Cabo.
ExcluirAbraço.
Eu passei por lá ontem. Fiquei encantada. Mas triste. Uma peça com imenso valor histórico abandonada. Penso que o vagão poderia ser revitalizado sendo idealizado algum projeto para o local.
ExcluirEsse vagão é propriedade particular,foi comprado pela família Baltazar a muitos anos.Eu e minha família moramos de caseiro,cresci nesse vagão...eu era apenas uma menina,minha mãe trabalhou 20 anos arduamente como doméstica e caseira para essa família,sem pagamento em troca de moradia...não teve nenhum reconhecimento financeiro por tantos anos de trabalho,não eram só as leis trabslhistas,mas a falta de consideração com uma mulher e mãe e 4 filhos e muito digna!gostaria muito que minha mãe Sônia fosse reconhecida pela família Balthazar.
ResponderExcluirO vagão é lindo,mas a história não é nada romântica!
Giselle Sol
Um Desabafo,hj com meus 40 anos...
Gisele, que história heim!
ResponderExcluirTenho casa a mais de
20 anos
Em arraial
E nunca tinha visto esse vagão.
Gostaria de saber mais.
Se vc tiver facebook
Bruno Monteiro Mendes
@brunomonteiru no instabram
Me chama no zap 21999875229
ExcluirE isso é verdade que a Giselle diz D.Sonia era mãe de umas das moças que moravam lá aliás foi e é o meu grande amor, nesse vagão tive a oportunidade de estar lá e realmente era grande por dentro e muito bem conservado a D Sônia era e uma mulher muito caprichosa e tem mais como ela trabalhava, na casa , no quintal e ainda lavava roupa para fora....uma mulher de batalha!!!sempre que passo por lá lembro de muita coisa e te falo o seguinte o meu amor não morreu ...
ResponderExcluirTem muito sentimento naquele vagão, fui muito feliz e isso já faz mais de 25anos dona Sônia tem uma filha que se chama Marcela esse é um amor que jamais esqueço, hoje tenho família e sei que ela também tem mas se eu tivesse uma oportunidade bem que eu voltava com ela.te amo! Desculpa o assunto se desvirtuar mas o vagão tem muita história boas historias
ResponderExcluir