Nasci em Gramacho em 1978 na extinta casa de saúde Santa Paula que existia na Av. Presidente Kennedy quase em frente à estação de Gramacho que na época ainda era o ponto final dos trens elétricos que vinham da Estação Leopoldina (Barão de Mauá) e ponto inicial dos ramais Vila Inhomirim e Guapimirim. Desde pequeno me acostumei a viajar de trem de Ramos onde moro até hoje, até gramacho onde residem meus familiares maternos.
A estação de Gramacho era chamada de Sarapuí, pois fica localizada às margens de um rio de mesmo nome e foi inaugurada em 1888. Somente nos anos 1940 mudou o nome para Gramacho.
Lembro bem da época que as composições puxadas por Locomotivas a diesel partiam dali com as portas abertas e com passageiros entrando nos vagões com o trem já em movimento. O mesmo acontecia com os trens que chegavam. Muitos passageiros já se antecipavam aproveitando as portas sempre abertas e desciam para pular para as plataformas das linhas elétricas e tentar conseguir um acento ainda vago nos vagões. Isso sem contar os passageiros “surfistas” que vinham em cima das composições e se arriscavam morrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário