quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ramos




"Em 1886, com a inauguração da Estrada de Ferro Leopoldina, o capitão José Fonseca Ramos exigiu a construção de uma estação de trem em sua fazenda, uma vez que a ferrovia cruzava as suas terras. Essa iniciativa, que pretendia dar maior comodidade à sua família e agregados, fez nascer um dos mais tradicionais bairros do Rio de Janeiro". (fonte wikipédia)



Moro em Ramos desde que nasci e ainda acho que é um dos melhores bairros da zona norte, apesar da violência que suja, não só o bairro, mas o Rio de Janeiro como um todo. Lembro quando o bairro completou 100 anos, minha mãe me levou a estação para ver uma locomotiva que estava parada esperando os passageiros para um nostálgico passeio. Entramos no vagão e seguimos, se não me engano, até Brás de Pina e de lá infelizmente tivemos que voltar, pois saímos sem dinheiro e com fome. Nesta época eu já tinha um fascínio por trens e ferrovias e hoje sinto uma certa tristeza de não ter prosseguido o passeio.



Estou postando hoje uma foto da estação antiga de Ramos, esta foto foi uma das primeiras fotos ferroviárias que tirei na era da máquina digital. Qualquer dia posto umas fotos que tirei ainda na década de 90 com minha antiga máquina de filme 135. Abraços